sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Estudar para o teste

Para ajudar a estudar, aqui estão várias questões que permitem rever o que é necessário saber para o teste da próxima semana. Têm de consultar o texto integral para responderem às perguntas e a localização dos parágrafos remete para o Manual, onde se encontra o Sermão.

I

“Antes porém que vos vades, assim como ouvistes os vossos louvores, ouvi também agora as vossas repreensões".

( Sermão de St António aos Peixes, IV Parte, Padre António Vieira)

1. Indique as finalidades das “repreensões” aos peixes.

2. Qual o grande defeito apontado aos peixes/homens?

2.1. Esse defeito geral vai sendo amplificado e desdobrado em outros com ele relacionados. Explicite-os.

3. Vieira exemplifica largamente o defeito. Mostre como, nos 2º e 4º parágrafos, a exemplificação vai consistir na inversão da alegoria do sermão.

4. No décimo parágrafo um outro defeito é apontado. Indique-o.

5. Procure sintetizar os argumentos utilizados por Vieira para persuadir o auditório a mudar a sua conduta de antropofagia social.

6. Reparou que este capítulo é mais combativo e sustentado em inúmeros recursos estilísticos. Dê exemplos e comente a expressividade de:

- anáforas
- simetrias
- gradações
- antíteses
- personificações
- interrogações retóricas.


II

"Descendo ao particular, direi agora, peixes, o que tenho contra alguns de vós".

(V Parte).

1. Os roncadores os pegadores, os voadores e o polvo são os peixes cujo comportamento é analisado em particular.

1.1. Refira os tipos humanos representados pelos três primeiros.

1.2. Interpretando a simbologia do discurso, caracterize cada um desses tipos humanos.

1.3. Indique a atitude que o orador assume face a cada um e o conselho que lhe dá.

2. Atente nos parágrafos 15 e 16 correspondentes ao polvo. O polvo, como configuração de um tipo humano, é caracterizado na sua aparência e na sua essência.

2.1. Que características possui na aparência?

2.2. Que traços são apontados ao nível da essência?

2.3. Que consequência advém, para os outros, da oposição entre aparência e essência?

2.4. Aponte exemplos e comente a expressividade do uso de:


- metáforas
- comparações.


III

“Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. (…)
Suposto, pois, que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a esta terra?”
(I Parte).


Identifique:

- tempos verbais predominantes
- pronomes pessoais e possessivos
- formas nominais (substantivos e adjectivos)
- conectores do discurso.

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