quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O Texto Argumentativo

Um dos temas: a Eutanásia.

"Acho que cada um de nós devia morrer dignamente (…). Se o doente estivesse em estado vegetativo, o seu parente mais próximo poderia decidir se devia ou não prolongar a vida (…). Apesar disto, há sempre a hipótese de surgir uma cura para a doença do paciente (…). Na minha opinião, para poder haver eutanásia, legalmente, há que decidir certos parâmetros: que doentes poderão recorrer a ela (…); que médicos a executariam e onde."

"Penso que cada caso deve ser analisado individualmente, com uma avaliação médica, física e psicológica, de modo a entender as razões de querer ter uma morte assistida e entender se o caso se encaixa na legislação. Deve ser, no entanto, uma legislação flexível e bem debatida entre responsáveis clínicos e representantes dos cidadãos, não feita por alguém (como eu) que tem conhecimentos médicos mínimos."

"Existem pessoas que vêem a eutanásia como a forma mais prática de se matarem sem terem coragem de o fazer pelas suas próprias mãos (…).
Portanto, devemos mudar essas ideias erradas das pessoas e fazer uma lei que, em certos casos, permitisse a eutanásia."

"Todas as pessoas têm o direito de escolher o que querem para si (…).
Só não deveria praticar a eutanásia quem acha que só se morre quando 'Deus nos leva' (…). "

"A eutanásia devia ser permitida, a opção e o direito de cada um têm de ser respeitados. E como país livre que somos, a escolha deveria ser um direito…mas teremos assim tanta liberdade?"

"[A eutanásia] é um direito de todos acabar com o sofrimento (…).
Contudo existem argumentos não favoráveis: (…) um familiar pode decidir pela pessoa [em estado vegetativo]. Afinal não sabemos se essa seria a vontade da pessoa, incapacitada de escolher e decidir (…).
Atenção: a eutanásia não é algo obrigatório, é apenas uma opção!"

"Quando um doente está num estado muito mau, os parentes poderiam decidir se queriam acabar com a sua vida. Mas quem são estas pessoas para porem assim fim a uma vida?
(…) Existem muitas razões para legalizar a eutanásia, mas os ‘contras’ são muito fortes e, às vezes, ultrapassam os ‘prós’."

"(…) Vamos considerar os principais objectivos, deveres, prazeres ou acções da vida humana. Cada pessoa tem vida social e pessoal e com ausência de uma delas, já começa a sofrer (…). Agora imaginem se tudo o que foi dito [vida pessoal e social] não tem oportunidade de funcionar, podemos formular a pergunta: 'Qual é o sentido da vida sem tudo isso? Para quê ser um vegetal?'. Logo, a resposta é: 'Não!' (…). "

"Na minha opinião, só há uma razão para a eutanásia não ser legalizada, que é o choque que a mesma causa à sociedade devido à mentalidade das pessoas e à crença religiosa da maior parte (…)."

"Sou a favor da eutanásia pelo respeito ao ser humano e ao seu livre arbítrio (…). Todavia tenho em conta que estes casos devem ser acompanhados, medica e psicologicamente, por especialistas. (…) Um problema que pode surgir é o homicídio por negligência (…).
Esta decisão cabe a cada um, com ajuda profissional e um acordo entre todos os familiares (…)."

"A cada um de nós calhou-nos uma e só uma vida, sobre a qual temos o direito de escolha (…).
Para muitos a morte[eutanásia] é vista como um assassinato; no fim há ou pode haver o sentimento de culpa:'será que iria mesmo morrer? foi a coisa mais acertada?'(…).
Por difícil que seja, deveríamos levar a vida até ao fim, aos últimos momentos, e não pôr fim à vida."


Excertos de textos escritos pelos alunos do 11º G.

Sem comentários: