quinta-feira, 1 de novembro de 2007

E ainda dizem que não sabem argumentar...

Outro tema: o Racismo.

"Alguma vez viste pássaro a expulsar pássaro? Alguma vez viste peixe sendo escravo de outro?(...) eu e tu somos os únicos que aponta para um dos 'nossos' e diz: Não, aquele, não! Devo assim dizer que 'nós' somos únicos!(...) A cor da minha pele? Da maneira como escrevo e grito para o papel, consegues ver de que cor sou? " (Sublinhado meu)



Excerto de um texto escrito por aluno do 11º D.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nasci e cresci numa família onde não aprendi o termo branco e preto aplicado ao Homem. Andei numa escola com um sistema de ensino completamente diferente do sistema português normal onde nunca houve qualquer tipo de segregação. Quando fui para o 5º ano sai dessa escola e foi como um tiro no coração. "preto para lá, preto para cá!" tanto professores como pais e, consequentemente, alunos. Mas como tive uma educação forte nunca fui influênciada por essa "desinformação". Mas magoa-me. A minha cultura, embora já com influências ocidentais, é africana.
No final somos todos filhos do mesmo Deus ou da mesma Terra, somos todos descendentes do mesmo continente (Africa), temos todos coração, pulmões, cérebro...
Gostava que certas pessoas entendessem que magoam mesmo quando dizem certas coisas e, principalmente, quando mais tarde me dizem "eu não sou preconceituosa, mas no bairro onde eu cresci blá blá (minha mente desliga) blá blá, por isso não leves a mal".
Cresci numa zona onde as prostitutas iam fazer o seu serviço na frente da janela do meu quarto, onde tenho medo de voltar para casa depois das aulas porque está escuro e tenho que atravessar uma ponte e andar numas ruas quase desertas.
Ontem vi um documentário sobre o Barack Obama (concorrente à presidência dos EUA) e diziam que ele precisa de ganhar os votos da comunidade negra e da comunidade branca lol porque não apenas da comunidade? deveria ser um só!

Será que cresci numa bolha? E que sou eu que estou fora da realidade? Se assim for prefiro a minha loucura.


Gabriel, o Pensador e Adriana Calcanhoto - Tás a ver http://www.youtube.com/watch?v=ahNeeHD8ZG8


Gabriel, o Pensador - Lavagem Cerebral http://www.youtube.com/watch?v=MDaB8muAANc
Sofia

Anónimo disse...

Se vemos algo de errado nos outros é porque algo de errado vemos em nós. Só conseguimos ver (pensar, sentir, tanto faz) aquilo que também existe em nós...que poderá ser a raiva, o ódio, o amor, o carinho...
Francisco

P.S.: Até eu sublinhava ;) lindo texto...