sábado, 20 de outubro de 2007

Os Jesuítas no Brasil



(Para ajudar a contextualizar o Padre António Vieira)


"No princípio do séc. XVII os jesuítas chegam ao Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e daí para toda a Amazónia. As duas casas, fundadas em São Luís e em Belém, transformaram-se com o tempo em grandes colégios e em centros de expansão missionária para inúmeras aldeias indígenas espalhadas pelo Amazonas. António Vieira, apesar de seus triunfos oratórios e políticos, em defesa da liberdade dos indígenas, foi expulso pelos colonos do Pará, acusado e preso pela Inquisição. Em 1638, Pernambuco é tomada por holandeses protestantes, liderados pelo conde Maurício de Nassau. A resistência organiza-se numa aldeia jesuítica. Dos 33 jesuítas de Pernambuco, mais de 20 foram capturados, maltratados e levados para a Holanda; cerca de 10 faleceram em consequência dessa guerra. No séc. XVII, quando da descoberta das minas e do povoamento do sertão, os jesuítas passavam periodicamente por esses locais.."


"Desde 1549 chegara ao Brasil (Baía), o primeiro grupo de seis missionários liderados por Manuel da Nóbrega, trazidos pelo governador-geral Tomé deSousa. As missões jesuítas na América Latina foram controversas na Europa, especialmente em Espanha e em Portugal, onde eram vistas como interferência com a acção dos governantes. Os jesuítas opuseram-se várias vezes à escravidão indígena. Fundaram muitos aldeamentos missionários, chamadas Missões...".



"Na educação brasileira os jesuítas foram particularmente importantes, pois foi por ela que vieram até aqui. Foi para educar e catequizar os índios que cruzaram o oceano."
Excertos de trabalhos dos alunos do 11º B.


2 comentários:

Anónimo disse...

corceiro:
o blogue está muito bom, irá ajudar-nos muito, obrigado professora.
tenho uma duvida professora, para o teste vai sair o movimento literário barroco?

MC disse...

Tiago

O blog sou eu que o "componho", mas é feito com os vossos trabalhos.
E fez muito bem em colocar a questão do Barroco. Tem de saber que a linguagem do P. António Vieira é "excessiva", ornamentada, consequentemente barroca. E que o período literário deste autor é o Barroco.
Gostei que tivesse colaborado. Continue!!