domingo, 21 de outubro de 2007

A Inquisição



"Mas já que estamos nas covas do mar, antes que saiamos delas, temos lá o irmão polvo, contra o qual têm suas queixas, e grandes, não menos que S. Basílio e Santo Ambrósio. O polvo com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão."


Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes,

Capt. V


Imagem retirada de trabalho de aluna do 11º B.

"A bula Licet ad capiendos (1233, Papa Gregório IX), a qual verdadeiramente marca o início da Inquisição, era dirigida aos inquisidores: Onde quer que os ocorra pregar estais facultados, se os pecadores persistem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre de seus benefícios espirituais e proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis."
__
"A Inquisição Católica Romana foi uma das maiores 'desgraças' que ocorreram na história da humanidade. Em nome de Jesus Cristo, sacerdotes católicos montaram um 'esquema' enorme para matar todos os 'hereges' na Europa. A heresia era definida da forma como Roma quisesse definir; isso abrangia desde pessoas que discordavam da política oficial, aos filósofos herméticos (praticantes de Magia Negra), judeus, bruxas e os reformadores protestantes."

Excertos de trabalhos de alunas do 11º D.


Sem comentários: