quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Apresento-vos Almeida Garrett:


Antes de começarmos a estudar o Frei Luís de Sousa, leiam este poema de Almeida Garrett:


Não te amo, quero-te: o amar vem d’alma.
E eu n’alma - tenho a calma,
A calma - do jazigo.
Ai! não te amo, não.


Não te amo, quero-te: o amor é vida.
E a vida - nem sentida
A trago eu já comigo.
Ai, não te amo, não!


Ai! não te amo, não; e só te quero
De um querer bruto e fero
Que o sangue me devora,
Não chega ao coração.


Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela.
Quem ama a aziaga estrela
Que lhe luz na má hora
Da sua perdição?


E quero-te, e não te amo, que é forçado,
De mau, feitiço azado
Este indigno furor.
Mas oh! Não te amo, não.


E infame sou, porque te quero; e tanto
Que de mim tenho espanto,
De ti medo e terror...
Mas amar!... não te amo, não.


in Folhas Caídas



6 comentários:

Anónimo disse...

Só para dizer um breve olá.
Gosto das palavras do poema, mas a maneira como foram montadas as peças do puzzle não me atrai.

Vemo-nos em breve Stora.
Espero que este fim de semana tenha servido para recompor as infinitas forças perdidas...

Mafalda

MC disse...

Mafalda, grata pelas palavras breves, mas ternas!!
Quanto ao "puzzle", suponho que se refere ao modo como o poeta "formatou" o poema...ou ao formato do blog?
Pormenor de pouca importância! O que interessa é que alguns dos meus alunos vêm até cá...E deixam palavras que são infinitamente sábias e humanas!
O breve é quase-amanhã!

Anónimo disse...

Amei o poema completamente, Stora.

Gosto de vir ao ser blog, pois sou grande apreciadora de portugues (mesmo nao parecendo) .
Sabe, ando a escrever uns poemas de minha autoria, e gostava que um dia a Stora desse uma olhadela. Gostava de ter a sua opinião.

Continuarei a vir ao seu Blog, porque da' realmente muito jeito.

Um beijinho, e ate' a' pro'xima aula .

Ana Serra

MC disse...

Ana, claro que lerei os seus poemas!e dar-lhe-ei a minha opinião sincera.
Falamos na próxima aula, sim?

Outro beijo para si...

Anónimo disse...

Boa noite, stora! Melhorzinha? espero que sim.
Gostei de ler este poema, é realmente bonito e disperta emoções. E agredeço as informações que deu aqui, no blog. Vão dar muito jeito.
Até segunda, e as melhoras.
Vanessa

Anónimo disse...

deveras interessante este poema stora xD