sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Argumentar sobre temas actuais

O aborto

"A proibição do aborto leva as pessoas a praticarem o aborto ilegal, que, na maior parte dos casos, é realizado sem as mínimas condições. (…) Poderia haver mais informação sobre os métodos contraceptivos para evitar que as pessoas abortem (…) e devem ser sempre seguida por psicólogos.
O aborto deve ser legal, pois há situações em que não é sensato ter uma criança. Se uma rapariga de catorze anos engravidar, o seu corpo tem poucas hipóteses de estar preparado para ter uma criança(…); pode, inclusivamente, ter sido vítima de agressão, ou mesmo de violação e a criança estar deformada(…); o aborto, em certas situações, é algo que deve ser, no mínimo, considerado. (…) Uma mulher não deve abortar “sempre que pode”, deve ter cuidado, pois o aborto é apenas para ser feito em casos de emergência.(…). As mulheres devem ser honestas e devidamente acompanhadas, antes e após o aborto, tendo em conta o seu historial médico(…).
Sim, o aborto deve ser praticado unicamente como última medida."

"O aborto continua, hoje em dia, a ser considerado um acto condenável a vários níveis.(…). Se a concepção é levada a cabo por apenas duas pessoas, porque será que tantas entidades se interpõem na decisão dos progenitores?
O facto é que o aborto é algo de mau para a mulher, tanto física como psicologicamente. Será que alguém se importa com a dor psicológica que advém dessa intervenção que irá marcar para sempre não só a mulher, mas também as pessoas que a amam (…)?
A vida é preciosa, mas quando não existem condições para ela, o que é a vida?"

"Eu concordo com a lei do aborto (…). Existem adolescentes e até crianças que engravidam acidentalmente. Estas jovens não têm condições nem maturidade para assumirem o papel de mães (…).
Não deve ser permitido fazer abortos quando nos apetece, ou seja, abusar da lei (…).
Nos casos de violação, (…) as mulheres não têm culpa e não têm de levar a gravidez em frente, quando não o querem.
Com base neste argumentos, posso concluir que concordo com a legalização do aborto, mas esta legalização deve ter limites para que não se possa abusar desta lei."

"O aborto vai contra o direito à vida, (…) porque é matar um ser humano (…). Além disso, ao abortar, estamos a decidir por um ser humano sem lhe dar oportunidade de escolha."

"Esta polémica[do aborto] é alvo de grandes críticas, porque as opiniões dividem-se (…), apesar de, no último referendo, ter ganho o sim ao aborto (…). Concordo que o feto é um ser vivo e não o devemos matar, aliás devemos sempre apoiar a vida, mas, em determinadas situações[razões monetárias, psicológicas, deficiências do filho, violação, sida], mais vale abortar (…).
Cabe à própria mulher decidir se o faz ou não."

Homossexualidade

"A homossexualidade ainda é um assunto polémico. No tempo dos nossos pais e dos nossos avós, era algo desconhecido, ou era “pecado” (…).
Cabe à actualidade mudar este pensamento! É verdade que faz muita confusão(…), mas também é bem verdade que o amor é essencial na vida de duas pessoas, sejam homens ou mulheres(…)."


Legalização das drogas leves

"A pergunta que se me coloca é se será benéfico ou prejudicial a sua legalização no nosso país (…).
Não restam dúvidas que o seu consumo é prejudicial para a saúde (provoca, em certos casos, uma acentuação da esquizofrenia(…). Muitas vezes, verifica-se que os consumidores, por não terem nenhuma informação acerca do que estão a consumir, são enganados (…).
Consequentemente, o Estado devia intervir neste problema(…)."

A corrupção na política

"Muitos políticos são corruptos por terem regalias a mais, o que dá origem aos “apitos dourados” ou aos “sacos azuis”(…)."

Eutanásia

"A eutanásia pode ser dividida em dois grupos: a eutanásia activa e a passiva e, embora com duas classificações possíveis, a eutanásia em si consiste no acto de facultar a morte sem sofrimento a um indivíduo com uma doença incurável ou condições de vida miseráveis. (…) É uma escolha, de modo a evitar a dor e o sofrimento de pessoas que se encontram sem qualidade de vida ou em fase terminal. Trata-se de uma escolha consciente ou informada.(…) Contudo existem numerosos argumentos contra, como os religiosos, éticos, políticos e sociais. (…) Do ponto de vista religioso, a eutanásia é tida como usurpação do direito à vida, que deve ser da exclusividade de Deus (…). Do ponto de vista médico, o mesmo não pode ser juiz da vida ou da morte de alguém (…)."

"A eutanásia (…) é o poder da escolha entre a vida e a morte (…). Pergunto: com que direito alguém pode ser tão egoísta ao ponto de impor a sua vontade (…) só porque o assunto o incomoda?"

"Acho que manter alguém vivo contra a sua vontade é puro egoísmo e falta de sensibilidade (…)."

"Na minha opinião, qualquer pessoa tem direito de pôr fim à vida desta maneira [eutanásia], se assim o desejar; mais vale morrer de uma vez do que ir sofrendo lentamente até morrer, mesmo que esse desejo seja do desagrado dos seus familiares e amigos (…)."

Pena de morte


"A pena de morte não deve nem pode existir(…). Não discordo que certas pessoas cometam atrocidades tais(abuso de menores, violações, massacres), em que a vontade que nos invade é a de as matarmos, mas isso não pode acontecer; por alguma razão, chamam aos humanos animais racionais e a vontade de matar outro ser pode ser considerada tudo menos racional(…). Ao ser executado, o criminoso não paga a sua dívida à sociedade(…)."

"Eu sou contra a pena de morte, porque acho que ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém, mas sou a favor da pena perpétua (…)."




Excertos de textos escritos por alunos do 11º D.

2 comentários:

Anónimo disse...

Resolvi vir cá espreitar, o que não se faz... gostei de navegar por aqui.

Despertou-me muito interesse =) e entao é óbvio que vou ter que começar a visitar mais vezes, com mais regularidade.

Rita, aluna da e.

*eu também comecei um bloguito no ano passado, só com alguns trabalhos e, no entusiasmo, tenho também um só com as minhas coisas :)))

MC disse...

Rita, espreitar um blog é um "dever"!!! :-)))
Tentarei que ele se mantenha interessante para si e para a sua prof.
Passe mais vezes e deixe aqui o endereço do seu "bloguito" para eu o visitar, sim??