segunda-feira, 9 de março de 2009

Os Maias: I Capítulo

No final deste 2º Período, faremos um teste com um excerto do I Capítulo de Os Maias, cujos tópicos mais importantes organizei no ano anterior e que volto a publicar, porque se mantêm actuais.

Espaços: Santa Olávia (espaço rural), Lisboa (espaço urbano).

Tempos:

- Presente: Outubro de 1875;

- Passado: analepse (recuo no tempo) à juventude de Afonso da Maia. Casamento com Maria Eduarda Runa, nascimento do filho, o Pedrinho, ida para Inglaterra; regresso a Portugal, morte da mulher e juventude de Pedro até ao seu casamento, contra a vontade do pai, com Maria Monforte.

Temática importante:

  • A crítica à educação tradicional/religiosa ("beata"), que contribui para deformar a personalidade dos indivíduos (ex: Pedro da Maia);
  • Os excessos, de todo o género, que esse tipo de educação e uma sociedade romântica fomentam (Pedro da Maia);
  • O pragmatismo “inglês” de Afonso da Maia, no que diz respeito à educação e à religião; oposição Afonso/Pedro: força/fraqueza;
  • A ascensão social dos novos-ricos: Maria Monforte e o pai, muitas vezes, através de meios pouco sérios (tráfico de negros);
  • A caracterização de Pedro da Maia, cuja personalidade se deve aos factores, antes referidos e a que se acrescenta o factor hereditariedade (influência do Naturalismo);
  • O aparecimento de presságios, desde o início:

-A família tinha poucos elementos( só avô e neto);

-O Ramalhete sempre tinha sido “fatal” à família Maia;

-Pedro era parecido com um bisavô materno que se tinha suicidado;

-Maria Monforte era de uma beleza clássica, magnífica, comparada à das estátuas gregas;

-A sombrinha escarlate de Maria “derramava” como que uma mancha de sangue sobre Pedro.

Linguagem e recursos estilísticos:

  • A adjectivação com a intenção de descrever pormenorizadamente (característica do Realismo): [Pedro era] “mudo, murcho, amarelo…”(Capt I, p 20);
  • A ironia para acentuar a crítica social, nomeadamente, o uso dos diminutivos: [Pedro] “ aos dezanove anos teve o seu bastardozinho.”(Capt I, p 20);
  • O advérbio de modo com uma função adjectivante: [Afonso] “esteve olhando abstraidamente a quinta…” (Capt I, p 31);
  • A sinestesia ( sugere sensações várias): “ Os passos do escudeiro não faziam ruído no tapete fofo; o lume estalava alegremente, pondo retoques de oiro nas pratas polidas;” (audição, tacto, audição, visão)-(Capt I, p 31);
  • A comparação: “…e a sua face [de Maria Monforte], grave e pura como um mármore grego…” (Capt I, p 29);
  • A metáfora: [Maria Monforte]"... arrastando com um passo de deusa a sua cauda de corte…" (Capt I, p 23).

Nota: A paginação remete para a obra na sua edição de Os Livros do Brasil.

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá professora.
Encontrei um site com muitas fotos da novela brasileira "Os Maias"

http://themaias.wordpress.com/category/figurino/

João Vale

MC disse...

Obrigada, João! (algumas não me parecem muito "católicas", mas já não são nenhumas crianças..).

Anónimo disse...

olá professora será que não me podia fornecer um resumo como este mas do capítulo VI?
aguardo noticias
o meu email é fasdocigano7@hotmail.com
responda me por favor preciso mesmo com urgencia...obrigada

Aninhah disse...

Olá M.C, sera que poderia me enviar a análise do capitulo III de " Os Maias" ?
É com urgência que lhe pesso este enorme favor.
Peço que o considere!
O meu mail é aninhaah13@hotmail.com
Espero por noticias suas brevemente.
Antes demais, obrigado!
Beijinho

Ana

Anónimo disse...

Oiiii professora preciso dos recurso etilisticos presente no Capitulo XII com muita Urgência aguardo a resposta para hoje preciso muito da sua Ajuda por favor mande a resposta para o meu mail(filipe455@hotmail.com) e se n for pedir muito meta alguns exemplos nos recursos estiliticos.

Cumprimentos

Filipe Morgado

Bjxs

MC disse...

Filipe,

terá de pedir à sua professora, sim?

MC