terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Para amenizar...


Já que o poema de Almeida Garrett suscitou tanto interesse, publico um outro para amenizar o estudo:

Este inferno de amar - como eu amo! -
Quem mo pôs aqui n'alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?


Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?


Só me lembra que um dia formoso
Eu passei... dava o sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez ela? eu que fiz? - Não no sei;
Mas nessa hora a viver comecei...


in Folhas Caídas

(Imagem: o Beijo de Klimt)

12 comentários:

Anónimo disse...

Pareceu-me aborrecida depois do texto, estarei certa?


Mafalda

MC disse...

Não, Mafalda, pelo contrário!!
(Ou não estaremos a "falar" do mesmo texto?? Amanhã, tiramos as "dúvidas"...)
:-)))
Bom estudo e bom descanso!

Anónimo disse...

Bem...Entao falaremos amanha.

Quanto à teoria do descanso...é dificil descansar quando nada ah nossa volta descansa.

Até manhã Stora

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=zEzIPsKwTlw

Deixo-lhe só uns minutos de perfeição.

MC disse...

Lindo! Que bom ter partilhado os tais "minutos de perfeição"!
Quanto ao "resto", quero um sorriso nesse rosto "perfeito", sim???
Falamos amanhã! :-)))

Affonso disse...

Muito bom mesmo...."A perfeiçao"!

Anónimo disse...

gosto da última estrofe do poema xD

Anónimo disse...

Ai stora tambe'm adorei este poema !

E tenho andado a ler alguns poemas dos autores q a stora me recomendou... e digo-lhe que adorei o helberto helder, "o desejo" ! divino !

Obrigada pelos conselhos que me tem dado e todo o seu apoio!

Bom fim-de-semana :)

Ana Serra

MC disse...

Afonso

É lindo, não é?? Ainda bem que viu e gostou...

MC disse...

Joana

A última é a "chave"!!!
:-)))

MC disse...

Ana

Continue com a sua leitura "recreativa"... Ainda bem que gostou das sugestões!!!

(E eu "lendo" 80 e tal testes...)
-:(((

Anónimo disse...

Obrigada mais uma vez, stora :)

isso dos testes e' q e' pior.. so' lhe posso desejar boa sorte e que tente nao se desgastar muito. Descanse tambem, que bem precisa como no's alunos. pore'm no's entramos d fe'rias para a semana e a stora nao :S Boa sorte .

Ana Serra